17-05-2023 – Na manhã desta terça-feira, o presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, esteve em reunião com agentes comunitários de saúde (ACS) para planejamento de ações de valorização dos profissionais perante a comunidade formiguense.
Na ocasião, os profissionais relataram dificuldades que enfrentam no dia-a-dia em razão do desconhecimento de parte da sociedade sobre a importância do trabalho que desenvolvem para a saúde pública. É preocupante, por exemplo, a recusa de moradores às visitas que realizam para ações de saúde, pois isso pode resultar em risco para a saúde coletiva e não apenas da família que se recusa a receber o agente.
Após o apontamento de problemas, foram eleitos representantes entre os agentes para falarem pelo grupo e definidas algumas ações como:
-Planejamento de entrevistas visando levar informações sobre o trabalho dos agentes à comunidade.
-Criação de spots para divulgação em Rádios.
-Divulgação de vídeos e outros materiais voltados para informar a comunidade sobre a importância de receber as visitas dos agentes.
Você sabe por que o agente de saúde vai à sua casa?
“O ACS é um elo entre a comunidade e os serviços de saúde, mas que é muito mais que isso. Ele ajuda as pessoas a encontrar soluções mais eficazes para os seus problemas. Assim, o Agente Comunitário de Saúde ajuda as pessoas e os serviços de saúde:
1- Identificando áreas e situações de risco individual e coletivo;
2- Encaminhando as pessoas doentes às unidades de saúde;
3- Orientando a promoção e a proteção da saúde;
4- Acompanhando o tratamento e reabilitação das pessoas doentes, orientadas pelas Unidades de Saúde;
5- Mobilizando a comunidade para a conquista de ambientes e condições favoráveis à saúde;
6- Notificando aos serviços de saúde as doenças que necessitam de vigilância.
Vocês podem ver que o ACS exerce muitas funções, como a de promotor e defensor da saúde, de mobilizador da comunidade e de vigilante da saúde”. Então, cabe a nós abrirmos as portas para as suas visitas para que façam o seu precioso trabalho em favor de todos!
Fonte: Ministério da Saúde
Click no banner para falar com a Clínica!