Funcionalismo foi à Câmara reivindicar que Prefeitura pague salários em dia e comemoram a aprovação da mudança da database e de gratificação
Esta segunda-feira (15) foi dia de mobilização dos servidores municipais, que junto ao Sintramfor, reivindicam pagamento dos salários em dia. Cerca de 200 trabalhadores foram à reunião da Câmara Municipal, juntamente com representantes da diretoria do Sindicato, e contaram, novamente, com o apoio dos vereadores. Seis deles saíram do plenário, obstruindo a votação de projetos da Prefeitura que estavam na pauta, com o objetivo de forçar a Administração Municipal a quitar os vencimentos de janeiro e parar com atrasos e escalonamentos.
O funcionalismo foi convocado pelo Sintramfor a participar da reunião e buscar apoio dos vereadores após o prefeito Moacir Ribeiro descumprir o Acordo – firmado no último dia 27 com o Sindicato e com a Câmara – pelo qual prometia pagar o funcionalismo em dia a partir deste mês. O prazo, previsto na lei e também no Acordo, venceu na sexta-feira (5) e muitos trabalhadores ainda continuam sem receber.
Mesmo com as contas a pagar e tendo que arcar com juros e multas, além de diversos outros prejuízos, os servidores que participaram da reunião saíram com a esperança de terem seus salários em dia a partir do próximo mês, já que os vereadores demonstraram que continuarão apoiando a categoria.
A atitude de Arnaldo Gontijo, Cabo Cunha, Mauro César, Luciano do Trailer, Pastor Manoel e Meirinha foi aplaudida. O Sintramfor destaca que eles estão de parabéns por estarem apoiando os servidores na reivindicação pelos salários em dia. O presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga, destacou que apesar de o Sindicato não ter nada contra os projetos do Executivo, a atitude dos vereadores é louvável. Ele acredita que a medida surtirá efeito, já que os vereadores se manifestaram no sentido de continuar obstruindo a votação dos projetos do Executivo para somar forças junto ao funcionalismo municipal. “Enquanto os vereadores nos apoiarem, vamos barrar todos os projetos de interesse da Prefeitura até que ela pague o funcionalismo em dia”, destacou.
A Prefeitura vem pagando os salários com atraso desde o final de 2014.
Outras medidas
Paralelamente à mobilização na Câmara, o Sintramfor está tomando outras medidas. Uma reunião no Ministério Público será agendada para os próximos dias para tratar com a promotora sobre denúncias apresentadas em novembro passado, pelo Sindicato, contra a Administração Municipal. Todos os servidores estão convocados a acompanhar os diretores do Sindicato. A data e o horário serão divulgados em breve. Além disso, o Sintramfor não descarta outras formas de mobilização.
Database e gratificação
Antes de obstruírem a votação, os vereadores aprovaram dois projetos de interesse do funcionalismo municipal. O que prevê a mudança da database de maio para janeiro a partir do ano que vem foi votado em segundo turno; e o Projeto de Lei 389/2016, que autoriza o Município a abrir crédito especial de R$89.324,82, o que possibilitará o pagamento de gratificação aos servidores que trabalham no Serviço de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em Saúde.
Apesar de muitos estarem sem receber os salários de janeiro, os servidores que estavam presentes na reunião comemoraram a aprovação das propostas. A mudança da database representa uma grande conquista para todos.