Os servidores municipais de Formiga já estão gozando férias de 25 dias úteis. Com as férias de 25 dias úteis, os servidores têm um período maior de descanso. Até o ano passado, elas eram de 30 dias corridos.
A conquista deve-se ao trabalho do Sintramfor, que desde a Administração Municipal anterior vinha negociando com o prefeito para garantir aos servidores mais dias de férias.
O presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, lembra que a conquista vale para as férias que vencem a partir de 1 de janeiro deste ano. A lei foi aprovada em 2017, mas começou a valer em 2018 para beneficiar a todos igualmente, assim a nova regra vale para as férias adquiridas a partir do ano passado.
Conquista
As férias de 25 dias úteis foram negociadas com o prefeito Eugênio Vilela no primeiro semestre de 2017, durante a Campanha Salarial daquele ano. Durante a negociação, Eugênio se comprometeu a criar lei mudando as férias de 30 dias corridos para 25 dias úteis, o que ocorreu logo após.
Ainda no primeiro semestre de 2017, o projeto alterando o tempo de férias foi para a Câmara Municipal, onde foi aprovado e depois sancionado por Eugênio Vilela.
Na ocasião, o prefeito comentou sobre a conquista. “É objetivo nosso valorizar cada vez mais os servidores municipais. Quando o sindicato apresentou a reivindicação, eu a considerei legítima e por isso hoje ela é lei. Aquilo que valorizar os funcionários e estiver dentro do possível, nós vamos fazer”, comentou Eugênio.
Olá boa tarde! Porque os contratados não podem gozar dos 25 dias úteis?
Olá, Luciene!
O motivo de contratados não poderem gozar férias de 25 dias úteis é que eles são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), logo são as regras da CLT que são aplicadas.