Categoria exige que Governo Federal e STF liberem o pagamento do piso nacional, aprovado em lei no ano passado; UPA e Pronto Atendimento vão funcionar o dia todo, profissionais dos demais locais estão liberados para a paralisação a partir de meio dia
27-06-23 Atendendo convocação do Fórum Nacional da Enfermagem, o Sintramfor vai aderir ao movimento de paralisação parcial dos profissionais da enfermagem. A paralisação será nesta quinta-feira, dia 29/06/2023.
Pela manhã, os servidores das UBS, CAPS, CEMAS, Vigilância Sanitária e Centros de Saúde cumprirão a jornada de 7h às 12h, e vestidos de preto, farão protesto pela implantação do piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem). A partir das 12h inicia-se a paralisação. As equipes da UPA de Formiga e do Pronto Atendimento de Córrego Fundo vão continuar trabalhando durante todo o dia.
Aderimos ao movimento devido à falta de interesse do GOVERNO FEDERAL em acelerar os processos para repasse dos recursos aos municípios, agindo com total desprezo com a categoria.
Esta luta pelo pagamento do piso salarial digno para a categoria dura há mais de 30 anos. E mesmo após a aprovação da EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 124, DE 14 DE JULHO DE 2022, pela qual se criou o piso, tem se tornado um martírio para a categoria da Enfermagem, pois o próprio STF (Supremo Tribuna Federal), guardião da Constituição, tem sido um entrave para que a lei seja aplicada. Além disso, o Governo Federal não tem se esforçado para liberar o pagamento do piso, já são seis meses de governo e a categoria continua esperando que a lei seja cumprida.
Ciente das dificuldades financeiras do Município, o Sintramfor promove esta manifestação de advertência ao GOVERNO FEDERAL, que tem ignorado os apelos da categoria e ainda não fez nenhum repasse aos Municípios, impedindo o pagamento do piso salarial da enfermagem. Sentimos que os profissionais que eram vistos como heróis durante a pandemia hoje são tratados com desprezo pelo GOVERNO FEDERAL.
Municípios
Os prefeitos já se comprometeram com o Sintramfor a pagar o piso da enfermagem assim que o Governo Federal liberar o recurso. Em diversas reuniões com o Sindicato, o prefeito Eugênio Vilela reafirmou que a liberação do pagamento está dependendo exclusivamente do Governo Federal, portanto esta paralisação é um ato contra o GOVERNO FEDERAL e o STF, que estão travando o piso da enfermagem. Os prefeitos estão cientes da paralisação. Queremos recuperar a dignidade dessa classe, antes louvada e hoje ignorada pelo GOVERNO FEDERAL com chancela do STF.
Pedimos que a população compreenda que esta paralisação é para o bem de todos, pois melhores salários resultam também em melhores serviços e a enfermagem merece o piso nacional.
Participe!
É nesta quinta-feira, dia 29, a partir de meio.
Click na imagem abaixo para falar com a Clínica pelo Whatsapp!