Está confirmado que o Município de Formiga vai conceder abono com “sobras” do Fundeb 70% para os profissionais do magistério.
O projeto de lei – pelo qual o benefício será garantido, após aprovação dos vereadores – será enviado à Câmara Municipal na próxima sexta-feira, dia 18, e deverá ser votado na segunda-feira, dia 20.
O prefeito Eugênio Vilela confirmou ao Sintramfor, na tarde desta quarta-feira, dia 15, que vai conceder o abono, mas ainda não se sabe qual será o valor rateado entre os profissionais do magistério. O Sintramfor já solicitou os números junto à Administração Municipal, porém não obteve as informações ainda.
O prefeito informou que enviará o projeto de lei à Câmara sem constar os valores, ele explicou que fará dessa forma porque recursos do Fundeb ainda deverão ser transferidos ao Município nos próximos dias 20 e 30. Então, o valor do abono será colocado, posteriormente à aprovação do projeto de lei, em um Decreto, que será publicado no último dia do ano.
Pagamento do abono
O pagamento do abono está previsto para o dia 4 de janeiro, de 2022.
Outras categorias
Também na tarde de hoje, o Sintramfor reuniu-se com representantes das categorias da Educação que não recebem pelo Fundeb 70%. Na ocasião, o presidente Natanael Alves Gonzaga explicou sobre a resposta da consulta feita ao Ministério Público, pela qual o promotor orientou que se busque a via judicial para tentar estender o abono às categorias. Click aqui para ver o documento.
O presidente informou, ainda, sobre as diversas pesquisas realizadas pelo Sintramfor na tentativa de incluir todas as categorias no abono e, por fim, informou que o Sindicato entrará com Ação Judicial após o projeto de lei dar entrada na Câmara Municipal, pois esta é a única via possível, nesse momento.
A Ação Judicial visará apenas incluir as categorias no abono e não prejudicará em nada os profissionais do magistério que recebem pelo Fundeb 70%, pois caso a decisão seja positiva, os recursos para o pagamento sairão de outra conta do Município.
A Ação será em nome do Sintramfor, não vai constar os nomes, nem nenhum dado pessoal dos servidores que se busca beneficiar, portanto, não é necessário que entrem em contato para apresentar documentos. Todos serão automaticamente beneficiados caso a decisão seja positiva. No entanto, não há prazo definido para o processo e ele pode levar muito tempo para ser julgado.
Para saber mais sobre a busca do abono do Fundeb para os servidores, click nos links no final desta página.
A vice-presidente do Sintramfor, Evangelina Santos, e a Assessora de Comunicação Lenir Campos, também participaram da reunião.
Click na imagem para falar com a Clínica e agendar!
Saiba mais sobre a discussão relacionada ao abono do Fundeb:
Fundeb: percentual gasto já ultrapassa 64%
SOBRAS DO FUNDEB: SINTRAMFOR REÚNE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E PREFEITO
ABONO DO FUNDEB FOI TEMA DE REUNIÃO COM O SINTRAMFOR NA TARDE DE HOJE
SINTRAMFOR VAI À CÂMARA DEFENDER ABONO DO FUNDEB PARA SERVIDORES DA EDUCAÇÃO