(37) 3321-3151 | sintramfor@yahoo.com.br

Membros do Sintramfor e da Comissão dos professores,  em reunião com Cid, no  dia 27  de fevereiro
Membros do Sintramfor e da Comissão dos professores, em reunião com Cid, no dia 27 de fevereiro

A maioria dos professores não quer alteração no modo de cumprimento da carga horária do Módulo II, dos professores de Educação Básica, isso é o que mostra uma enquete realizada pela Secretaria Municipal de Educação com todos da categoria. Considerando a vontade da maioria, a Secretaria comunicou ao Sintramfor que a mudança, requerida por um grupo de professoras, representadas por uma Comissão que apresentou a demanda ao Sindicato, não será atendida.

A reivindicação para mudança da carga horária do Módulo II foi apresentada ao Sintramfor no início de 2017, após o grupo de professores apresentarem a demanda à Secretaria de Educação e o secretário Cid Correa solicitar que o Sindicato intermediasse a negociação. Logo após, para dar andamento ao pedido, foi formada a Comissão representativa dos professores.

Após muita negociação e diversas reuniões, a Secretaria Municipal de Educação chegou a criar uma Portaria visando algumas alterações, que não atendiam em todo a vontade da Comissão, que reivindicava a diminuição da carga horária, enquanto que a Secretaria de Educação alega que o Módulo II tem carga horária obrigatória a ser cumprida. “Mediante legislação federal, estadual e municipal, não é possível deixar de cumpri-la”, justifica.

Como resultado da negociação, a Secretaria propôs o seguinte:

-A carga de 8 horas mensais seriam redistribuídas em 3 momentos: um de 3 horas, outros dois de 2h30 cada um.

Tal proposta chegou a ser regulamentado por meio de Portaria, no entanto, no início deste ano, quando a mudança passaria a ser aplicada, houve manifestação de insatisfação de vários docentes, inclusive representantes da categoria que participaram do processo de mudança.

Diante disso, a Secretaria realizou uma enquete em todas as unidades de ensino, visando colher o posicionamento dos professores que, inclusive assinaram, manifestando seu posicionamento.

O resultado da enquete foi o seguinte:

-75% da Rede Municipal prefere o cumprimento como sempre foi: 2h toda semana.

-22% da Rede Municipal prefere o cumprimento de acordo com a nova proposta.

-3% não opinou.

Mediante o resultado da enquete, em reunião no último dia 27, a Secretaria de Educação comunicou ao Sintramfor que optou por acolher a vontade manifestada pela maioria e, assim, pelo cumprimento da carga horária como era antes, ou seja, 2h por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.