Prefeito se comprometeu a quitar os próximos salários até o quinto dia útil de cada mês; continuidade da mobilização poderia prejudicar Previfor
Em reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), Natanael Alves Gonzaga, e outros representantes dos servidores municipais, na manhã desta quarta-feira (27), o Executivo firmou um acordo com o Sindicato e com a Câmara Municipal para por fim à mobilização do funcionalismo, que vinha ocorrendo devido aos atrasos e escalonamentos para pagamento de salários.
Na ocasião, o prefeito Moacir Ribeiro se comprometeu a quitar os vencimentos da folha de janeiro até o quinto dia útil de fevereiro. Também ficou acordado que o Vale Alimentação deste mês será pago até a próxima sexta-feira (29). Já em relação ao pagamento do salário de dezembro, Moacir se comprometeu a conclui-lo até o próximo sábado (30), afirmando que mais de 90% da folha está paga. O acordo foi firmado por meio de um documento assinado pela secretária municipal de Fazenda, Maria Cristina de Oliveira, e enviado à Câmara Municipal (ver documento).
Durante a reunião, foi exposto que a continuidade da mobilização dos servidores pela não votação dos projetos 381 e 382, que estão tramitando na Câmara, poderia prejudicar o Instituto de Previdência Social (Previfor) – que garante aposentadoria e pensão aos servidores municipais – já que uma das propostas prevê dotação orçamentaria para repasse ao Instituto.
Mediante o compromisso assumido pelo Executivo e também considerando o prejuízo que poderia ocorrer ao Previfor e ao desenvolvimento do Município com a não aprovação dos projetos, o Sintramfor aceitou o acordo e está informando aos servidores que a mobilização resultou em diversas conquistas.
Além do compromisso de por fim aos atrasos de pagamentos, a Administração Municipal enviou para a Câmara Municipal o projeto alterando a database de 1º de maio para 1º de janeiro a partir do ano que vem. Tal proposta já foi aprovada pelos vereadores em primeira votação e ainda passará pela segunda votação.
Ainda foi reaberta, durante a reunião desta quarta-feira, negociação com o prefeito relativa ao quinquênio dos servidores concursados a partir de junho de 2011, que estão sem o benefício desde a criação dos planos de carreiras. O prefeito afirmou que o projeto para concessão do benefício está pronto, acenando a possibilidade de conceder o quinquênio em breve. Uma nova reunião para tratar sobre essa questão com o Sintramfor ficou agendada para o próximo dia 4.
O Sintramfor destaca que novas mobilizações serão realizadas se acaso o acordo não for cumprido pela Administração Municipal. Caso isso aconteça, o Sindicato espera contar com o apoio dos vereadores, já que o compromisso do prefeito foi assumido também mediante a Câmara Municipal, que participou ativamente da mobilização junto ao funcionalismo.
Quem foram os representantes dos funcionários nessa reunião?
Ainda ha funcionários sem receber.
Esse acordo só poderia ter sido feito depois da quitação de todos.
Em relação à Previfor , a prefeitura pague os juros. Os funcionários não vão pagar as contas com juros?
Até que enfim este acordo nos dá um pouco mais de tranquilidade .