Nesta terça-feira (12), uma servidora da Prefeitura, filiada ao Sintramfor, entrou em contato com o presidente Natanael Alves Gonzaga e apresentou a seguinte pergunta: “Gostaria de saber quais providencias vocês vão tomar a respeito do atraso de salário, afinal pagamos Sindicato pra que?
Como esta é uma dúvida recorrente de muitos servidores, resolvemos divulgar a resposta do presidente. Confira:
- Você paga o Sindicato para entrar com ação judicial contra os atrasos, pois quem tem o poder de obrigar o prefeito a pagar é a Justiça, e caso você esteja acompanhando o site do Sindicato, deve ter visto que já entramos e perdemos.
- Você também paga para o Sindicato decretar greve em caso de atrasos, acredito que você tenha visto que já foi declarado greve geral, mas não houve adesão de quem não tinha recebido e muito menos de quem já havia recebido, portanto a declaração de greve foi inútil (…). Você sabe que o sindicato não faz greve, quem faz são os servidores, nossa parte é não deixar que a greve seja feita de forma ilegal. Você paga o Sindicato para cobrar da Justiça ações para acabar de vez com o escalonamento. Caso você tenha participado das Assembleias, você já ouviu ou participou dos movimentos contra a Administração, seja Judicial ou por meio de manifestações.
- Você paga o Sindicato para que o mesmo fiscalize a fim de evitar a perca de direitos já conquistados, e caso você acompanhou viu que os servidores só não perderam o Vale Alimentação por causa da ação do Sindicato, que convocou greve e na manifestação conseguiu convencer 700 servidores a irem para a rua e assim evitamos tal prejuízo.
- Em primeiro lugar, o Sindicato não tem acesso à folha salarial de ninguém, então, é impossível a gente saber quem recebeu, todas as informações que chegam até nós, certamente é a mesma que passam pra vocês. A Prefeitura não nos trata como amigos e, por isso, tem dificultado, e muito, em repassar qualquer que seja a informação.
- Em segundo lugar, a situação dos servidores só não está pior porque tem um Sindicato forte e atuante. (…). Nossa obrigação temos feito, e muito bem feito, por sinal. (…) Criticar é uma coisa, não reconhecer nossos esforços é outra coisa. Só não confunda, somos uma instituição que depende dos SERVIDORES, dos VEREADORES, da JUSTIÇA e sem estes do nosso lado, que força teremos?
- Para finalizar, tudo que está ao nosso alcance, temos tentando fazer, como citei acima, mas estamos abertos a opiniões, o Sindicato é feito de ideias de todos, e caso você tenha alguma sugestão pode encaminha-la pra nós e, com certeza, dentro da legalidade, estaremos empenhando em fazer. Sei que assim como vários, você tem razão de ficar com raiva, mas temos limitações de atuação e o que podemos temos feito e com muita dificuldade. (…). Espero ter esclarecido que somos limitados, mas nem por isso somos omissos.
Parabens Sr.presidente,respondeu na integra e se ela nao estiver satisfeita com o sindicato e so desfiliar-se e ir batalhar sozinha e se ela conseguir alguma coisa parabens,as portas do sindicato estarao abertas para ela nos passar sua ideia.Seja voce quem for acredite mais no sindicato porque se voce tem alguns direitos que as vezes voce nem conhecia hoje voce recebe graças ao sindicato.Parabens para o nosso sindicato,poque sem ele nao teriamos nada do que temos!
Gostaria que me enviasse a Matéria no qual entramos e perdemos na Justiça quando foi ?
Data e Dia
Numero do Processo
Boa tarde, Hélio! Vou lhe enviar o link de matéria sobre a abertura da Ação Judicial. A Justiça foi acionada para solucionar o problema dos atrasos no final de 2014, exatamente quando a Prefeitura começou a atrasar os vencimentos. A assessoria de comunicação não deu ampla divulgação ao resultado da Ação exatamente porque não é positivo para o Sindicato. Para saber detalhes do processo você pode conversar com o assessor jurídico do Sindicato. Segue o link da matéria: https://www.sintramformg.com/sintramfor-entra-na-justica-com-mandado-de-seguranca-para-garantir-pagamento-dos-servidores/