Na manhã esta sexta-feira (11), profissionais, especialmente da área de educação, estudantes e representantes da sociedade civil participaram de uma manifestação realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga e de Córrego Fundo (Sintramfor) e de outras entidades.
Levando faixas, cartazes, apitos e usando um carro de som, os manifestantes se colocaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e atualmente está tramitando no Senado Federal, onde recebeu o número 55.
Os manifestantes se concentraram na Praça da Matriz São Vicente Férrer, de onde saíram em caminhada passando pelas Ruas João Vaz, Barão de Piumhi e Bernardes de Faria até a Praça Ferreira Pires, onde o Ato foi encerrado em frente à Câmara Municipal, por volta de 11h30.
O Sintramfor participou como parceiro do Ato porque entende que, se for aprovada no Congresso, a PEC resultará em um grande atraso social nos próximos anos, já que ela prevê limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos.
O Sintramfor tentou, junto à Secretaria Municipal de Educação e à Administração Municipal, a liberação de servidores municipais da área e também dos alunos para participarem da manifestação, mas infelizmente a Secretaria de Educação não liberou os profissionais e a Procuradoria alegou que, por serem menores de idade, os alunos não deveriam ser convocados.
Apesar de não poder decretar paralisação, o Sintramfor convidou aos servidores para participarem da manifestação voluntariamente.
Para conhecer a PEC 241/55 na íntegra e mais sobre o assunto, clique aqui