(37) 3321-3151 | sintramfor@yahoo.com.br

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) comunica que os servidores da Prefeitura de Formiga entrarão em Greve Geral na segunda-feira, dia 12. O motivo da paralisação é que o Executivo não pagou ainda o salário relativo a dezembro de 214. Por meio de uma nota, divulgada em última hora, no dia 7, o município anunciou que o pagamento será feito apenas no dia 14 deste mês.

O prazo máximo, previsto na legislação, para pagamento do funcionalismo público venceu na quinta-feira, dia 8. A decisão de greve foi tomada pelos servidores em assembléia do Sindicato, na tarde de ontem, após frustradas tentativas de acordo com representantes da Prefeitura para que o pagamento fosse realizado dentro do prazo legal.

O Sintramfor destaca que os serviços essências serão mantidos, conforme previsto na legislação. De modo que haverá atendimento médico, de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde e de endemias e Farmácia Municipal. Também continuarão funcionando em escala mínima os serviços de limpeza em postos de saúde, funerários e coleta de lixo. As demais categorias, que desempenham atividades não essenciais, vão paralisar totalmente os serviços. O Sintramfor recomenda aos guariteiros a não aderirem à greve, já que desempenham função especial e que o número de cargos não é suficiente para revezamento.

No período de greve, o Sintramfor está aberto a conversar com representantes da Prefeitura na busca de uma solução justa e pacífica para o problema. “Os servidores tem contas a pagar e os credores não perdoam juros e multas, o nosso prejuízo é grande. Por falta de pagamento em dia, muitos são obrigados a tomar empréstimos e contrair dívidas que descontrolam toda a vida financeira familiar, além disso, receber em dia pelos serviços prestados é um direito básico do trabalhador, por isso temos que reagir em defesa da categoria. Entendemos que o município pode estar com dificuldades financeiras, no entanto sabemos que existem muitas formas de se economizar e achamos que o pagamento de salários deve ser priorizado pelo município”, comentou o presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga.

 A Greve Geral decretada pelo Sindicato está amparada na Lei nº 7.783/89, que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos, garantido pela Constituição.

 Reunião e passeata

Tentando sensibilizar o chefe do Executivo, Moacir Ribeiro, representantes do Sintramfor, acompanhados por servidores foram até o Gabinete na manhã de ontem (quinta-feira, dia 8) tentando uma solução pacífica para o problema. No entanto, o prefeito não estava. O grupo foi recebido pelo secretário municipal José Terra de Oliveira (Terrinha), que confirmou o pagamento apenas para o dia 14.

Em mais uma tentativa de sensibilizar a Administração Municipal, o Sindicato promoveu uma passeata de servidores na manhã de hoje (sexta-feira, dia 9), da Praça Ferreira Pires até a Prefeitura. Ao chegar à Prefeitura, novamente o Sindicato tentou falar com o prefeito, mas ele não estava no Gabinete e a diretoria do Sintramfor foi recebida pelo secretário, que reafirmou a data de pagamento para o dia 14.

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.