Sintramfor fará Assembleia para deliberar sobre greve geral
Na manhã desta quarta-feira (15), servidores municipais se uniram a servidores estaduais e estudantes em uma manifestação contra a Reforma da Previdência que o Governo Federal está propondo por meio a PEC 287. O protesto ocorreu no Centro de Formiga.
A manifestação, liderada pelo movimento contra a Reforma, começou na Praça Getúlio Vargas, os participantes seguiram até a Praça Ferreira Pires, onde houve uma concentração.
No local, o presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, falou sobre a importância do ato na luta contra a Reforma da Previdência e anunciou aos servidores municipais sobre uma Assembleia Geral, que o Sindicato realizará na próxima terça-feira (21), às 17h, na Câmara Municipal.
Mediante a adesão na manifestação, o Sindicato convoca a todos os servidores municipais de Formiga e de Córrego Fundo para participarem da Assembleia, quando irão deliberar sobre a possibilidade de iniciarem uma greve geral em protesto contra a Reforma.
O presidente esclarece que o Sintramfor abrange a todas as categorias de servidores, inclusive os que ocupam cargos de serviços essenciais e que não se pode ser irresponsável aderindo a uma greve sem seguir todos os trâmites previstos na legislação. Por isso, a importância de se fazer a Assembleia e dar a todos os servidores a oportunidade de opinarem sobre a possibilidade de paralisação.
Natanael destaca que todos os trâmites legais serão seguidos para que o Sintramfor não venha a ser penalizado judicialmente, inclusive com multas como ocorreu no início de 2014, quando houve greve de médicos e dentistas. Infelizmente, na ocasião, o Sindicato só conseguiu reverter na Justiça a anulação da multa.
O cuidado do Sintramfor, no sentido de seguir todas as regras para se decretar greve, é ainda por proteção aos direitos de todos os servidores, que podem ser punidos, inclusive com cortes nos salários. O que também já ocorreu com os dentistas que aderiram à greve em 2014. Na ocasião, o Sindicato intermediou a negociação com a Administração Municipal, mas não conseguiu reverter e os profissionais tiveram quase a metade dos salários cortados.
Em outro caso de greve geral, promovida em 2015 em razão de atraso no pagamento do vale-alimentação, em que os servidores tiveram dias cortados, o Sindicato conseguiu reverter judicialmente e atualmente os servidores estão tendo a recomposição dos dias que foram descontados na época. Portanto, o Sindicato frisa que todos os trâmites legais serão respeitados para proteger os direitos dos servidores.
Assinaturas
Na Assembleia, o Sintramfor irá colher assinaturas para enviar, junto com Nota de Repúdio, aos deputados, solicitando que votem contra a Reforma da Previdência.
Assembleia terça-feira, dia 21
Às 17h30, na Câmara Municipal de Formiga
Esperamos a participação de todos os servidores de Formiga e de Córrego Fundo!