Após passar esta segunda-feira (8) recebendo inúmeros servidores insatisfeitos por não terem recebido ainda os vencimentos de maio, o Sintramfor está aguardando que a Prefeitura faça o pagamento nesta terça-feira (9). Caso isso não aconteça, está mantida a decisão de decretar Greve Geral.
Era esperado que a Administração Municipal fizesse hoje o pagamento dos servidores, como pela manhã o Sindicato obteve a informação de que a quitação seria feita apenas parcialmente, começou a tomar as providências para atender aos anseios da categoria representada e decretar a greve.
Paralelamente, durante todo o dia, o presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga, buscou dialogar com a Administração Municipal tentando solucionar o problema. Durante a tarde, o secretário municipal de Fazenda, Antônio Carlos Alvarenga (Toinzinho), garantiu que os pagamentos serão efetuados nesta terça-feira (9), até às 18h.
Na ocasião, Toinzinho alegou que o prazo legal para quitar os salários de maio vencerá nesta terça-feira, isso devido ao ponto facultativo que foi decretado para os servidores municipais na sexta-feira (5).
O Sintramfor mantém a decisão de não tolerar mais atrasos nos pagamentos e tomará as providências cabíveis caso o prazo, até amanhã, não seja cumprido. “O pagamento deverá ser feito nesta terça para todos que estão sem receber. Não vamos tolerar que esta situação se arraste mais”, disse Natanael.
O presidente do Sindicato entende que não cabe justificar atrasos alegando que o município passa por situação financeira difícil, já que os valores repassados pelo Governo Federal, tanto para a Saúde como para a Educação, têm se mantido estáveis. Por exemplo, os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do início de maio até hoje somam R$ 1.369.742,24.