O Sintramfor está tomando providências para deflagrar Greve Geral dos servidores municipais a partir do dia 8 de agosto. A iniciativa foi tomada após o prefeito Moacir Ribeiro informar ao presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga, que o pagamento de julho vai atrasar.
A reunião na qual o prefeito anunciou que o pagamento não será feito dentro do prazo legal que é dia 07 de agosto (5° dia útil de agosto) ocorreu na quarta-feira (22), na Prefeitura e contou com a presença também do assessor jurídico do Sintramfor, Vicente de Paulo Faria, e do secretário municipal de Recursos Humanos, José Terra de Oliveira (Terrinha).
A Assembleia Geral, na qual os servidores poderão decidir pela greve ou não, está marcada para o dia 7 de agosto (5° dia útil), às 17h, na Câmara Municipal.
Mobilização pacífica
Se o pagamento não for efetuado até o dia 7, os servidores farão uma mobilização na manhã de segunda-feira, dia 10. A concentração será em frente à Câmara, às 8h, de lá os servidores seguirão caminhando até a Prefeitura, onde farão uma Manifestação Pacífica e os representantes do Sintramfor tentarão negociar com a Administração Municipal.
Ministério Público
O Sintramfor vai enviar ao Ministério Público um ofício solicitando que a Promotoria do Patrimônio Público acompanhe a aplicação das verbas vinculadas do município, recursos que são repassados à Prefeitura para fins específicos como, por exemplo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Média e Alta Complexidade (MAC) repassado para a aplicação na área da saúde e verba para pagamento de salários de alguns servidores dos Postos de Saúde da Família (PSF`s).
Essa medida de acionar o Ministério Público foi tomada devido ao atraso no pagamento de alguns servidores, que são pagos com verbas vinculadas e que só receberam o salário referente a junho nesta semana. Independente se a greve for deflagrada ou não, o pedido de acompanhamento da aplicação dos recursos será feito.
Presidente quer voltar pagamento para o último dia útil do mês
O presidente do Sintramfor convida todos os servidores a participarem da Assembleia e aderirem à greve, caso a Prefeitura insista em atrasar o pagamento. “Esse é o momento de nos unirmos contra essa insegurança que estamos passando há meses e lutarmos para que a Administração Municipal volte a pagar nossos salários no último dia útil, como ocorreu por diversos anos seguidos. Nunca concordamos com essa ideia de receber nossos salários no 5° dia útil, mesmo que este seja o prazo previsto em lei, pois com isso o orçamento pessoal de cada servidor foi afetado, as contas que programaram para o início do mês estão sendo atrasadas ou tiveram que mudar as datas de seus compromissos financeiros. Então, hoje estamos lutando para receber pelo menos até o 5° dia útil do mês subsequente, mas temos esperança de conseguir que os vencimentos voltem a ser quitados no último dia útil de cada mês trabalhado”, destaca Natanael.
É isso aí.Já foi dado tempo suficiente para que o problema fosse resolvido.
DIA 10 ESTAREI NA RUA COM VOCÊS.